• 7 dicas para aumentar a sua produtividade

    Você certamente é uma pessoa muito ocupada, e por isso, muito preocupada com sua produtividade. Quantas vezes chegou ao final de um dia extenuante de trabalho e, ainda assim, teve a impressão de que não fez tudo o que precisava? Não se preocupe, você não está sozinho.

    Usualmente, cultivamos hábitos que atrapalham nossa produtividade, mesmo acreditando no contrário. Abaixo listamos algumas das tarefas que você deve começar a evitar imediatamente, para ver sua produtividade ir às alturas.

    1- Começar pelo mais fácil

    No início do dia, nosso cérebro está no auge de sua produtividade. Muitas vezes nos vemos executando as tarefas mais fáceis, com intuito de riscar logo de nossa lista uma série de pendências. Contudo, você você está trabalhando contra a sua produtividade. No início do dia, dedique-se às tarefas mais complexas, que demandam mais atenção e raciocínio. Por mais que pareça, no momento, que você está produzindo pouco, vai conseguir vencer essas demandas em menos tempo, podendo depois se dedicar às tarefas mais simples.

    2- Começar respondendo e-mails

    Assim como a primeira dica, começar o dia respondendo e-mails (lógico, aqueles que não são urgentes) não é uma prática produtiva. Vale a pena chegar ao trabalho e conferir o que você tem na sua caixa de entrada. Porém, responda de imediato apenas àquelas solicitações urgentes, e volte logo às tarefas mais importantes do seu dia.

    3- Se dedicar mais à lista que às tarefas

    Listas são ótimas para organizar nosso dia, e melhorar nossa produtividade. Mas você deve ter atenção ao elaborá-las e executar as tarefas nelas contidas. Muitos profissionais ficam horas do dia pensando nas tarefas a executar, mas lembre-se: pensar não é fazer. É melhor colocar logo a mão na massa que ficar se esforçando para elaborar a lista perfeita, e então começar a produzir.

    4- Trabalhar sem parar

    Evite o comportamento obsessivo com suas demandas. Estudos apontam que nosso cérebro consegue se concentrar em uma única tarefa, em média, por no máximo 90 minutos. A partir disso, ela para de trabalhar no auge de seu potencial. Assim, estabeleça uma rotina que permita que você pare alguns minutos por hora trabalhada, para espairecer e relaxar a cabeça. Acredite: você estará ganhando tempo com essa prática.

    5- Fuja da desorganização

    Essa é uma dica pra lá de óbvia, mas nem sempre seguida. Sua mesa de trabalho é uma bagunça, mas você insiste em acreditar que “sabe exatamente onde está cada item”. Não se engane. Um ambiente de trabalho organizado não apenas agiliza seus processos e cria, em sua mente, maior fluidez e percepção de organização.

    6- Trabalhar até tarde

    Eventualmente há projetos o prazo é curto, ou as demandas são muitas. Porém, é sempre melhor para seu trabalho (e também sua saúde) dormir cedo e deixar para concluir a tarefa no outro dia, pela manhã. Comprometimento é fundamental no ambiente profissional, mas prezar pelo equilíbrio em sua vida deve ser a prioridade.

    7- Evitar distrações inoportunas

    Você está mergulhado em um projeto, quando ouve o sinal de seu celular, acusando o recebimento de uma mensagem. Por maior que seja a sua curiosidade, evite de toda forma acompanhar as conversas “em tempo real”. Estudo apontam que você leva cerca de 15 minutos para retomar a concentração na sua atividade.

    É claro que pessoas diferentes funcionam de formas diferentes. Contudo, respeitando a maioria dessas dicas, você terá uma rotina muito mais produtiva e começará a colher bons frutos no curto pr

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