• Amigo secreto na empresa: 5 dicas para não fazer feio

    Estamos quase em dezembro e as movimentações para os eventos de final de ano começam a ficar mais intensas. Um deles é o amigo secreto na empresa (ou amigo oculto, dependendo da região). Essa brincadeira de final de ano é bastante comum entre amigos, por ser um forma bacana de trocar presentes sem ter que gastar muito. Por isso também acabou virando uma tradição dentro das empresas.

    A partir daí surgem muitas dúvidas e a Casas Máxima te dá algumas dicas para não fazer feio na hora do amigo secreto na empresa.


    1. Devo participar da brincadeira?

    Essa é uma questão bastante particular. As empresas tem culturas diferentes e o tipo de relação entre os colegas de trabalho pode variar. Então esse aspecto deve ser levado em consideração. Em primeiro lugar você precisa decidir se quer participar ou não do amigo secreto na empresa. Apesar da presença, em geral, não ser obrigatória, a ausência pode criar um certo mal estar, e afetar a imagem do “trabalho em equipe“, muito importante nos dias de hoje.


    2. Não sou amigo/não gosto da pessoa sorteada. E agora?

    Sorteios são assim mesmo. Nem sempre ficamos confortáveis com nosso par. O mais importante nesse momento é não deixar sua insatisfação transparecer. Ainda que seja uma brincadeira, ela envolve o ambiente da empresa e por isso deve ser mantida no mesmo nível de profissionalismo que você tem com o trabalho. Evite reclamar com outras pessoas ou fazer fofoca.



    Cestas de Natal Casas Máxima + Bauducco


    3. Como escolho o presente ideal?

    Talvez seja o maior desafio quando participamos de um amigo secreto na empresa. Se vocês não são íntimos, tentes conhecer um pouco mais do perfil da pessoa. Estilo musical favorito, time do coração e hobbies podem te ajudar a escolher um presente mais acertado. Outra dica importante é evitar comprar o presente de acordo com o seu gosto particular. Afinal, o presente não é pra você. E lembre-se: mantenha a faixa de preço do presente dentro da estabelecida para a brincadeira. Não economize demais, mas também evite a ostentação.


    4. Meu amigo secreto é meu chefe. O que fazer?

    Não faça nada diferente. Nessa situação, o melhor é manter a compostura e tratá-lo como outro colega de trabalho qualquer. Evite elogios demais na hora da entrega do presente para não ser visto como um puxa-saco. Mas tome cuidado para não ir no caminho inverso e brincar demais. É claro que empresas diferentes tem culturas organizacionais diferentes. Algumas são mais horizontalizadas, outras mais verticais. De qualquer forma, é sempre interessante lembrar da hierarquia.


    5. E na hora da festa?

    Festas são sempre momentos de alegria e confraternização. Então essa deve ser a tônica. Enquanto estiver presente, tente relaxar e se divertir. Evite consumir bebidas alcoólicas em excesso e conversas sobre temas muito polêmicos. E nos dias seguintes a festa, corra das fofocas sobre os acontecimentos constrangedores que por ventura possam ter acontecido.



    O site amigosecreto.com.br pode te ajudar bastante na organização do evento, cuidando do sorteio de forma automatizada e fornecendo dicas sobre os perfis dos participantes.

    Gostou das dicas? Conte pra nós nos comentários!

    __

    Comentários

    comentários