• Como planejar o próximo ano na minha empresa?

    O ano passou voando e a gente só se dá conta que está realmente acabando quando começa a aparecer a decoração de Natal pela cidade. Faltam apenas 6 semanas para o final do ano e se você ainda não começou a planejar o próximo ano na sua empresa, provavelmente, já está atrasado.

    Vamos listar neste post alguns itens sobre os quais você precisa pensar bem na hora de estabelecer os objetivos da sua empresa (ou do seu departamento) para o ano que vem.

     
     

    Olhe para trás

    Para saber onde dá pra chegar, é preciso olhar para o caminho percorrido até agora. Como foi seu ano? As metas foram cumpridas? Novos desafios surgiram? Quais mudanças impactaram mais esse período? Onde você está agora? Pense nessas perguntas antes de definir o que fazer a partir de janeiro. É preciso ser realista e utilizar as experiências passadas pode te dar mais segurança na hora de planejar o próximo ano, estabelecendo metas viáveis.

     
     

    Olhe para o mercado

    Olhar para fora do seu ambiente é muito importante. Compreender o mercado em busca dos fatores que podem impactar no seu negócio é fundamental em períodos de instabilidade. Fatores econômicos, climáticos, humanos, tendências de consumo. Cada modelo de negócio pode ser menos ou mais impactado por elementos como esses. Analise com cautela quais indicadores e informações são mais importantes para seu negócio.

     
     

    Olhe para frente

    Não existe planejamento sem foco no futuro. Agora é a hora de definir as metas e objetivos para o ano que vem. Mas mantenha os pés no chão. Sonhar é importante, mas é preciso ter coerência. Diferencie o que é possível, do que é improvável. Assim você vai montar um planejamento mais realista e evitar frustrações desnecessárias daqui a 12 meses.

     
     

    Olhe para o bolso

    O planejamento financeiro é fundamental na hora de planejar o próximo ano na sua empresa. Economizar em determinadas áreas e investir mais em outras são decisões que precisam ser tomadas com cuidado. Entenda o que impacta mais no seu caixa e nas suas receitas. Nem sempre cortar custos a qualquer custo é uma boa alternativa. Mais uma vez, utilize a suas experiências passadas para tomar decisões mais seguras. E sempre leve em consideração as previsões econômicas para o próximo ano.

    Dica especial:
    Nunca dê muito valor a previsões extremas, sejam boas demais ou ruins demais.

     
     

    Olhe para as datas

    É muito fácil se perder na rotina e deixar o planejamento de lado durante a execução das tarefas do dia a dia. Crie um calendário que te permita acompanhar o andamento das metas e o desempenho da equipe. Defina os pontos de atenção mais importantes e os use como balizadores. Defina prazos para a avaliação e validação de cada meta, caso contrário elas podem perder sua importância e serem deixadas de lado.

     
     
    São dicas simples mas que podem te dar aquela motivação que faltava para colocar a mão na massa e começar a planejar o ano que vem. Gostou? Deixe sua opinião nos comentários!

     
     
    Cestas de Natal Casas Máxima + Bauducco

     
     
    __

    Comentários

    comentários