• Alimentação no final de ano: 5 dicas para não sair demais da dieta

    Todo final de ano esse assunto povoa as mesas de bar, as redes sociais e os consultórios dos nutrólogos e nutricionistas. Festas, encontros, ceias, barzinhos, dia sim, dia também. E justamente na época do tão falado “projeto verão”. E agora? Como controlar a alimentação no final de ano?

    Listamos 5 dicas de especialistas em nutrição para te ajudar a controlar a dieta no período de festas sem deixar de aproveitar. Afinal, é difícil resistir e todos nós sabemos disso.

     

    Caipirinha ou Cerveja?

    Cuidado com o excesso de cervejas e refrigerantes. São bebidas muito ricas em açúcar e, em excesso, podem mexer com a sua saúde. Beba com moderação e sempre que possível prefira suco de frutas e água. A regra também vale para o vinho e os destilados. Apesar de menos calóricos, possuem um teor mais alto de álcool.

    E fique atento aos drinks misturados. Prefira a caipirinha sem açúcar, por exemplo.

     

    Maneire no Panetone

    Carboidratos simples em excesso geram compulsão alimentar e se tornam gordura no nosso organismo muito rapidamente. Quando possível, escolha a versão integral destes alimentos, que tem digestão mais lenta e maior quantidade de fibras. Uma boa dica é não misturar os carboidratos como, por exemplo, arroz com farofa ou arroz com batata. Escolha qual destes acompanhamentos mais gosta e consuma somente um deles.

     

    As sobras da Ceia

    No final da ceia costuma sobrar aquela comida gostosa e todo mundo leva um pouco pra casa, certo? Evite essa pegadinha. Especialmente os alimentos pesados e gordurosos. Assim fica mais fácil voltar pra dieta cotidiana no dia seguinte (é difícil, a gente sabe).

     

    Exercícios Físicos

    Mesmo com a agenda lotada, não dispense as atividades físicas regulares. Reserve o horário e cumpra o compromisso. Toda aquela massa muscular que você lutou pra ganhar ao longo do ano pode ir embora rapidinho se você relaxar. Some a isso todas as calorias extras da alimentação no final de ano. É uma cilada que pode ser evitada.

     

    Dica bônus: pré-ceia

    Antes de ir para a ceia, coma uma fruta ou um iogurte para controlar a fome (e a gula). Uma ótima opção de tira-gosto são as frutas secas, castanhas e nozes. Elas são nutritivas, saudáveis e te ajudam a controlar o apetite. Na hora de fazer o prato, a fome não vai estar tão grande. E se ainda estiver, sirva-se primeiro de comidas mais leves, como saladas e vegetais. Assim você pode experimentar de tudo um pouco mas sem abusar dos vilões gordurosos e calóricos.

     

    Gostou dessas dicas? Deixe seus truques nos comentários e ajude todo mundo é entrar o ano com saúde e sem perder a forma!

     
     


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